terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Casa de Campo









Tenho há muito tempo escrito num pedaço de papel — na verdade um ficheiro word, mas os factos são tão absolutamente desinteressantes que me atribuo o direito de submetê-los à minha tolice — o título de um romance do José Donoso: El Obsceno Pájaro de la Noche. Julgo tê-lo lido numa crónica talvez de Vila-Matas ou de Javier Marías, talvez de Manuel Vilas ou de Rodríguez Ribero (gente cuja opinião considero, portanto) e de a simples formulação daquelas palavras me ter chamado a atenção, simultaneamente convocando a poesia e libertinagem. Anotei-o por ter intenção de adquirir o livro assim que me fosse possível, mas percebi, entretanto, que existe uma edição portuguesa de Casa de Campo, outro dos romances do escritor chileno (edição Cavalo de Ferro). Prático como sou, requisitei-o a essa ficção a que chamam menino jesus, o qual, na última saturnália, mo ofereceu embrulhado em papel de seda. Estou agora a lê-lo e é toda uma festa, que aconselho a quem aprecie grande literatura com um toque de humor negro, devassidão e sátira social.