quarta-feira, 9 de julho de 2025

Jornal do Incrível

 É possível que alguns dos amenos cavalheiros e das gentis damas que aqui vêm flanar ainda sejam do tempo do Jornal do Incrível. Estava cheio de histórias mirabolantes e inverosímeis, com títulos como «O homem cuja mão emite energia solar», «Morto engravida funcionária de morgue» ou «Paralítica há 23 anos sonha com o papa João XXIII e levanta-se da cama». 

Sucede que hoje - entre as parangonas produzidas a partir das mentiras do Chega, as notícias deliberadamente fabricadas e o galopante desconchavo da realidade - quase todos os jornais se assemelham um pouco a bisonhas imitações do Jornal do Incrível. Esta manhã, só no topo do site de um único jornal, em destaque, li os seguintes títulos: «Mulher foi à urgência com dores das costas e acabou por dar à luz sem saber que estava grávida», «Motorista conduziu até à esquadra para entregar homem que apalpou jovem», «Pulseira deteta em segundos "drogas de violação" em bebidas» e «Cápsula funerária com cinzas de 166 pessoas caiu no Oceano Pacífico».

Com tantas notícias do incrível, já não espanta que por aí ande tanta gente a engolir patranhas das quais, no meu tempo, nem o diabo se alembraria.