segunda-feira, 27 de junho de 2022

Entre guerras


Por absoluta coincidência, os dois últimos livros que li foram escritos pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. À parte este facto, História de Um Homem Comum/Coming Up For Air, de George Orwell, e Eclipse do Sol/Sonnenfinsternis, de Arthur Koestler, parecem ter muito pouco em comum. 

De um lado, um agente de seguros inglês, ex-combatente da guerra de 14-18, passa em revista o seu passado em busca de ânimo para a catástrofe que se avizinha. Do outro, um comandante partizan da revolução bolchevique que se vê transformado em inimigo e bode expiatório da ditadura de Estaline. Este enfrenta a História e o seu julgamento; aquele, o azedume mesquinho de Hilda, a mulher.

Mas talvez me equivoque e História de Um Homem Comum Eclipse do Sol tenham em comum mais do que aquilo que aparentam. A chave talvez possa ser encontrada, então como agora, numa frase de Koestler segundo a qual "uma pessoa ou se comportava com esperteza, ou se comportava com decência, as duas coisas juntas não funcionavam". Não é impossível, assim, que, quase oitenta anos depois, os dois livros adquiram uma inquietante actualidade para quem agora os leia.