domingo, 5 de junho de 2022

El Lolo


Conheceis Manuel Bellido Moreno, conhecido entre os vizinhos pela alcunha de El Lolo? Não faz mal: é o tipo de ignorância que se resolve em duas penadas.

El Lolo foi detido na semana passada, em Madrid, por seu um dos criminosos mais procurados do país (e aquele que há mais tempo escapava às teias da lei). Quando a polícia o foi prender ao bairro de San Blas, os vizinhos reagiram em defesa de Manuel, atirando à polícia aquilo que tinham mais à mão, o que não impediu que a detenção se consumasse.

Tal como o conta o El País, e o resume a polícia, El Lolo tem 46 anos, é cigano, mede dois metros e era o maior falsificador de moeda de toda a Espanha (um crime que, bem vistas as coisas, não causa dano a ninguém).

Os vizinhos, porém, gostam de El Lolo. Estão provavelmente cansados de ouvir, ver e ler notícias de grandes filhos da puta que a lei nunca incomodou, ao que acresce o facto de o meliante oficial e agora detido ser uma jóia de um moço: arranjava móveis, estofava cadeiras, montava coisas, fazias bolos de aniversário para os catraios do bairro "e assim ganhava o seu dinheiro". Durante a pandemia, dedicou-se a ir comprar aquilo de que necessitavam os velhotes que não tinham família e a fazer os recados que lhe pedissem.

A lei e a polícia dizem que El Lolo é um criminoso daninho e esquivo. Eu acho que, mesmo sem o brilhantismo de um Alves dos Reis, El Lolo fez mais pelos seus do que a maior parte daqueles a quem os estados costumam oferecer comendas.