terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Ligamento cruzado anterior









Diz a famosa lenda que Aquiles, o filho do rei Peleu e da deusa Tétis, era invulnerável por ter sido banhado pela mãe nas águas do rio Estige. O calcanhar, que não chegou a ser molhado, era o seu único ponto fraco e aí mesmo o atingiu Páris — que o lixou.

De origens menos divinas, este vosso criado vai aprendendo a ser invulnerável a quase tudo, ou a fazer de conta, mas acaba de ser confrontado com o diagnóstico de "ruptura completa não recente do ligamento cruzado anterior" do joelho direito. Não apresenta "bursite da pata de ganso" nem "edema na gordura de Hoffa"; nenhum quisto de Baker na fossa poplítea, nada no menisco, mas o tal ligamento está morto e enterrado. Paz à sua alegre memória, farewell às danças loucas, às fintas de corpo e aos dribles endiabrados.

Aquiles tinha um calcanhar fraco e um tendão que lhe herdou o nome. Marmelo tem um joelho ruim e um LCA que equivale agora a um apêndice inútil. Espera este, ainda assim, que os invejosos e os maledicentes continuem a fazer pontaria para onde a dor lhe seja mais tolerável, permitindo-lhe, ao menos, continuar a caminhar por aí com as costas direitas (ou já nem tanto).