quinta-feira, 20 de junho de 2013

"E eu estou cheio até aos cabelos deste meu ofício de jornalista"

Já não me lembro quem é que, no Amuleto de Roberto Bolaño, profere a frase segundo a qual “a verdade é que os jovens poetas geralmente acabam por ser velhos jornalistas fracassados". Mas é Hugh, um dos personagens que em Debaixo do Vulcão passa flanando pela paisagem de Quauhnhahuac, quem declara, a dado passo, "e eu estou cheio até aos cabelos deste meu ofício de jornalista". Incapaz de me recordar enquanto jovem poeta que nunca fui — a poesia deixou-me órfão e nem sequer sei bem porquê —, e na impossibilidade de poder agora afirmar que estou farto de uma profissão que já nem sequer exerço, sobeja-me a possibilidade de ser um jornalista fracassado, um escritor fracassado e um blogger à beira de ter de admitir que não chegará a lugar nenhum, e que apenas é capaz de encontrar trabalho deste, não remunerado e sem futuro.