quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Post scriptum

Como o Francisco José Viegas também não esclarece a que leitores se refere, eu, sendo seu amigo, sinto-me no dever de voltar a explicar que, se ele se espalhou ao comprido, não foi por ter escrito sobre aquilo que considera ser "um absurdo": a eleição de Leite Derramado como Livro do Ano de Ficção dos prémios Jabuti. Eu acho que o Francisco se espalhou ao comprido porque, para ilustrar a sua teoria sobre o assunto (e ele tem, obviamente, direito a ter opinião e a expressá-la), optou por ignorar os factos e por ocultar que aquilo a que ontem, no Correio da Manhã, chamava "uma originalidade" não tem, afinal, nada de original (dei aqui outros exemplos). Como tenho mau feitio, este apego aos factos há-de ser apenas uma deformação minha, profissional ou de carácter, pelo que sou forçado a reconhecer que o Francisco deve estar cheio de razão. Afinal, ele tem muitos mais leitores do que eu, que, até para ter livros à venda nas livrarias, dependo, em certa medida, da boa vontade que ele tenha.