segunda-feira, 13 de março de 2023

Um copo de leite


Afirmam os compêndios médicos, e alguma razão terão, que o cálcio existente no leite é responsável pela formação óssea e dentária, actuando ainda na coagulação do sangue, no movimento muscular, na transmissão dos estímulos nervosos, na regulação dos batimentos cardíacos e no combate à hipertensão. Nada, pois, como iniciar o dia de forma saudável com um grande e sadio copo de leite.

Um copo de leite foi, de resto, o que esta manhã um homem pediu ao balcão do Café Solar, na Avenida da República, em Gaia. Tinha já uma nota de dez euros na mão, para pagar a conta, e tudo parecia cumprir os trâmites normais neste tipo de transação. Sabedora, talvez, de que o homem padece da agora tão comum intolerância à lactose, a empregada do estabelecimento empunhou, porém, um copo de servir finos, abriu e despejou nele um Martini Rosso e acrescentou-lhe a cerveja necessária para completar a dose. Quando saí, o cliente ficou tranquilamente a beber o traçadinho.

Está muito certo que o leite é fundamental à saúde dos humanos. Mas não há nenhuma vantagem em julgar negativamente aqueles que, dispondo já de uma saúde de ferro, necessitam de outros estímulos para começar o dia (e a semana) com outra e melhor disposição.