sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um pouco mais lento do que a velocidade da luz

Vem nos livros: a luz demora 1/299792458 do segundo para percorrer um metro em vácuo e é capaz de percorrer, num só segundo, 299.792.458 metros - excepto na minha casa de banho. Na minha casa de banho, o interruptor e a lâmpada não estão a mais de dois ou três metros de distância um do outro, mas, sempre que ligo o interruptor, noto que transcorre um breve lapso de tempo até que a luz do tecto se acenda, normalmente o suficiente para que eu pestaneje uma ou duas vezes. Das duas, uma: ou as leis da física não se aplicam entre o bidé e a banheira da minha casa, o que me parece uma enorme bizarria, ou o fio que sai daquele interruptor vai ao Brasil e volta antes de chegar à lâmpada do tecto. Parece-me que, em nome do rigor científico, devia investigar este fenómeno com mais aplicação, mas tenho preferido não o fazer. Temo descobrir que a minha casa de banho é, afinal, só mais uma divisão da casa sem nada que a recomende particularmente.