sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Harz



Convém encarar o fracasso de frente com certa regularidade. Sentir-lhe o bafo azedo e ver como tem os olhos injectados de sangue e fel. Concretizado o exercício, devem voltar-se as costas ao fracasso, encolher os ombros, sorrir com certo desdém e deixar que o fracasso vá ensombrar outro desgraçado qualquer.

Sendo o fracasso, essencialmente, uma questão estratégica relacionada com a gestão de expectativas, é conveniente, pois, não alimentar expectativa nenhuma. Viver por viver. Não devo esquecer-me disto.

Se, por exemplo, Cindy se despe integralmente, e gloriosamente depilada, no palco do Teatro do Campo Alegre, entre um verso do José Luís Peixoto e um tango das Três Marias, devemos, isso sim, regalar-nos com o bom trabalho dos luminotécnicos e desfrutar amenamente da bonita visão do corpo de Cindy. Pode-se, claro, considerar, como o valter, que Cindy tem um pouco de barriga (discordo frontalmente da opinião do valter) ou achar que Cindy, enquanto pessoa semi-vestida, não dança particularmente bem (mas não vi mais ninguém incomodar-se com este detalhe, embora Franck Slade, o ex-militar cego que Al Pacino interpreta no Scent of a Woman, não deixasse de lhe notar o defeito quando tentasse fazer Cindy dançar um dos tangos das Três Marias), mas, outra vez, estamos no movediço campo das perspectivas e da gestão de expectativas.

Se me ponho a pensar no assunto, aliás, constato que não saberia bem o que fazer com Cindy se, por algum acaso, me fosse proporcionada a ocasião de conviver socialmente com a artista de strip-tease que, agora, actua também para as pessoas cultas que esgotam as Quintas de Leitura. É provável que me baralhasse. Baralho-me, aliás, com certa frequência. Balbucio. Não sei onde meter as mãos.

Ocorre-me, vaga, a possibilidade de mostrar a Cindy – nus ambos, ela gloriosamente depilada, as mamas pequenas agitando-se levemente – o trilho de dezoito quilómetros que atravessa o maciço rochoso de Harz, na Saxónia-Anhalt, Alemanha, onde se permite, li nos jornais, a utilização por nudistas que gostam de caminhar ao ar livre. Sei, porém, que volto a delirar e a ter expectativas loucas (como de todas aquelas vezes em que julguei que podia ser um escritor respeitado e convidado a ler frases de efeito no Teatro do Campo Alegre ou assim).

Não creio que Cindy seja capaz de atravessar o Harz em saltos-altos.