domingo, 25 de setembro de 2011

A vaca que ri


O que é um grande líder político? A resposta pode, evidentemente, variar de pessoa para pessoa, mas proponho, por uma vez sem exemplo, que se aceite como boa e mais ou menos consensual a definição segundo a qual um grande líder político é aquele que inspira os demais cidadãos e, motivando-os com o seu exemplo sábio, impulsiona o país a avançar; um homem, enfim, como Cavaco Silva, que é quase um poeta tocado pelo bucolismo e pela melancolia quando declara aos microfones dos jornalistas aglomerados nos Açores uma frase tão poderosa como “Ontem eu reparava no sorriso das vacas, estavam satisfeitíssimas olhando para o pasto que começava a ficar verdejante”.

Pode alguém ficar indiferente? Não sei. Eu não fiquei. Inspirado pelo sábio exemplo do presidente providencial, pus-me também à procura de exemplo de pessoas, animais ou coisas satisfeitíssimas e cujos sorrisos devessem transformar-se, doravante, no emblema optimista que colarei na lapela para me recordar, a cada instante, a obrigação de estar também felicíssimo e sorridente, grato, quanto mais não seja, por viver num país onde há pastos verdejantes, vacas satisfeitas e presidentes sábios.

Fui, pois, e vi as árvores agitando festivamente os ramos e as folhas, as nuvens cruzando o céu num assomo de alegria, a própria luz solar satisfeitíssima por existir, os rios, regatos, riachos e ribeiros correndo à toa como crianças um pouco tolas, as ondas do mar felizes e enamoradas dos areais, os passarinhos trinando melodias que são hinos de alegria e inconsciência, animais pequenos e grandes a que só falta serem capazes de sorrir para serem o próprio espelho da maravilha do mundo, as gotas do orvalho cintilando, os ricos passeando nas avenidas nos seus carros descapotáveis, sorrindo, acenando-se uns aos outros das varandas à beira-mar, e mais as flores garridas numa festa de mil e uma cores. Vi, pois, o mundo satisfeitíssimo e sorridente das vacas e do nosso presidente, o país verdejante, enfim, dos que não pagam impostos ou sabem como lhes fugir. Obrigado.