sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

O que fazer amanhã? Que tal ver esta exposição fotográfica?



Talvez o nome do artista possa surpreender alguém. Trata-se apenas, porém, de uma persona fotográfica que corresponde ao autor de uma modestíssima obra que ocasionalmente se apresenta em público e que não gostaria de ser demasiado confundido com o indivíduo que escreve este blogue, com aqueloutro que redige livros e, muitos menos, com o palhaço que imaginou um mundo em que o jornalismo seria uma actividade útil e merecedora de respeito.

A exposição, conforme explica o texto que este Jorge Irasagarra escreveu para o catálogo, reúne uma selecção de imagens produzidas ao longo de trinta anos, de acordo com um conceito estético e ético, e, sobretudo, com uma certa ideia nostálgica da arte fotográfica.

A opção por um nome fotográfico diverso do comum prende-se com a vontade de que estas imagens possam ser apreciadas (ou não) apenas por aquilo que são, libertas, tanto quanto possível, dos juízos apriorísticos que o indivíduo por trás da máscara possa suscitar ou justificar. São, no fundo, somente fotografias captadas e escolhias por alguém que aprecia esta arte e que procura praticá-la de uma forma honesta, pulcra e sem grandes pretensões.

Uma nota ainda sobre o título da exposição: "Apenas um pouco tarde" foi o titulo de um dos primeiros blogues que mantive. Agora como então, a apropriação destas palavras não pretende mais do que recordar e homenagear o Manuel António Pina, cuja presença e reflexão diária continuam a fazer-nos tanta falta.