quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Instruções para caçar o mirmecoleão

O caçador do mirmecoleão deve, antes de qualquer outro preparativo, munir-se de fé e acreditar firmemente na existência do mirmecoleão.

Trata-se, na verdade, de um animal assaz esquivo e um pouco sátiro, que aprecia defraudar os seus caçadores. Semeia o terreno de falsas pistas e, depois, oculta-se entre a vegetação para apreciar o ar apatetado dos perseguidores confusos. A lenda garante que o mirmecoleão sorri com amplas gargalhadas e se diverte alarvemente com o desconcerto daqueles que o procuram em vão, mas ninguém foi, até à presente data, capaz de fotografar o riso do mirmecoleão ou, sequer, o mirmecoleão com o ar circunspecto do costume, o qual se assevera ser semelhante ao de um advogado inglês quando tem posta a cabeleira branca (certos investigadores defendem mesmo que o mirmecoleão é muito parecido com o actor John Cleese em várias das suas personagens, incluindo o advogado de Um Peixe Chamado Wanda).





Muitos afirmam, por outro lado, ter avistado o mirmecoleão e até pequenos bandos de mirmecoleões vagueando pelos campos inférteis do interior do país, mas as descrições feitas são totalmente desencontradas e não coincidem em quase nada. Há quem diga que tem quatro patas, quem afirme que são seis e mesmo quem afiance que caminha em pé, meneando excessivamente o pescoço como as garças africanas. Há quem afirme que é uma ave. Há quem garanta que é uma espécie de cruzamento de lagarto com certos mamíferos roedores de ar muito vivo. Há quem afiance que se trata de um anfíbio muito húmido que comunica através de secreções líquidas. Mas ninguém se entende quanto às particularidades distintivas do mirmecoleão.

[continua]