quarta-feira, 27 de agosto de 2014

À atenção da Sociologia (e de outras ciências sociais)

O Verão é uma época muito patusca - e Agosto o mais desconcertante dos meses. Os chamados órgãos de comunicação social, por exemplo, têm, neste período, certos ímpetos que deviam merecer a atenção da Sociologia (e de outras ciências sociais).

Basta ver como os jornalistas e comunicadores andam agora entretido com a fascinante prática dos "meet", graças à qual, parece, os adolescentes entediados das férias escolares combatem o aborrecimento invadindo espaços públicos e privados com a elegância própria das manadas de búfalos. Ou muito me engano, ou a coisa assemelha-se bastante ao fenómeno do famoso "arrastão de Carcavelos", estrela mediática de há alguns estios.

A alternativa não é muito melhor: os banhos de água gelada a que famosos e anónimos se submetem com o putativo objectivo de auxiliar uma associação benemérita. Vejo os primeiros encharcados na televisão, desafiando as vítimas seguintes da suposta corrente de solidariedade encharcada. Aos segundos espreito-os diariamente da janela do escritório: são empregados da pastelaria da esquina e chegam igualmente em grupo, de baldes e telemóveis em punho. Uns tomam o banho frio enquanto os outros gravam tudo para mais tarde recordar no Facebook.

Vejo-os, aos meeters e aos do banho gelado, e fico a pensar com os meus melancólicos botões que talvez valesse a pena tanto grupo, tanto meet, tanta abnegação molhada pelo próximo se tudo isto servisse de facto para alguma coisa útil e prática; algo como acabar com a fome em África ou com a estupidez no mundo. Mas temo que sejam movimentos rigorosamente incompatíveis.