quarta-feira, 7 de maio de 2014

Quando os vampiros cantam a Grândola

No documentário A Cantiga Era Uma Arma, que a RTP2 ontem estreou, aparecia a dado passo o Zeca Afonso manifestando o seu "contentamento" pelo facto de os capitães terem escolhido a Grândola como senha para a revolta.

Esta manhã, ao acordar, ouvi que a canção do Zeca tocou também na festarola com que o PSD celebrou o 40º aniversário. Fiquei a pensar naquilo que diria o José Afonso se hoje lhe perguntassem o que tinha sentido ao escutar o que eu ouvi, isto de os vampiros com pés de veludo se porem a utilizar a Grândola e a falarem de igualdade de oportunidades e de justiça social como se não fossem aquilo que são: vampiros descarados, mandadores sem lei, promotores do maior descalabro social desde o 25 de Abril, mordomos do FMI e dos bancos, e mentirosos contumazes de ar sisudo.

Quando, há 40 anos, o PSD apareceu a defender hipocritamente a marcha do país para o socialismo, foram muitos os que, enganados ou enganando-se, lhes franquearam as portas à chegada. Agora, 40 anos depois, os ventres ainda cheios dos despojos antigos e já atulhados de vinho novo, a facção laranja da União Nacional tenta repetir a receita e fazer-se passar pelo que não é. E todos os dias me espanta que ainda haja tanta gente com disposição para continuar a ser ludibriada.