quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sítios aonde não devemos ir


Parábola nenhuma: os jornais, as revistas, as televisões e os sucedâneos respectivos estão cheios de secções dedicadas a indicar sítios imperdíveis, coisas que não devemos deixar de experimentar, restaurantes e bares absolutamente essenciais para o bem-estar do nosso umbigo, mas em lado nenhum, que me lembre, se listam os sítios que devemos evitar a todo o custo. E é pena. Evitavam-se algumas chatices.

Na agora tão afamada "noite do Porto" existe, por exemplo, um sítio muito trendy e especializado em tias, sobrinhas e respectivos patrocinadores, 3C de seu nome, à porta do qual, há alguns meses atrás, me pediram 50 euros só para franquear a porta. Supus, pelo preço, que devia tratar-se da única e verdadeira entrada do paraíso, mas, como só queria beber uma cerveja, segui adiante, à procura de uma casa de gente mais séria. Ontem, porém, havia menos potenciais clientes nas ruas e a dita porta encontrava-se escancarada. Ainda mais tentadora, a esplanada tinha lugares livres com vista para a noite cálida. Abanquei e pude constatar, dali a pouco, que tinha cometido um erro, na medida em que o dito tasco estiloso devia estar numa qualquer lista dos sítios a evitar: uma cerveja que às 11h00 custava dois euros passou, depois da meia-noite, a custar apenas um euro e meio. Questionada a funcionária que trouxe a segunda cerveja, explicou que os preços podem ser diferentes, mas apenas ao fim de semana. Como lhe assegurámos que não era disso que se tratava, mas de cervejas pedidas com meia hora de intervalo, ela pôs-se carrancuda e perguntou se queríamos outra cerveja com aquele ar de quem se sujeita a aturar mitras para sobreviver. Não volto a incomodá-la, evidentemente, nem a nenhum dos colegas. Fica na lista.

Também não devo voltar tão cedo à Casa do Livro, onde, em tempos, os clientes já foram atendidos com diligência e simpatia. Como parece que o vislumbre do sucesso sobe à cabeça de certas e determinadas pessoas, ontem, com a sala quase vazia, pedi um uísque para ajudar a digerir o jantar, mas, se dependesse da empregada que me atendeu, ainda lá estava sentado à espera, eventualmente um pouco afrontado, ou já coberto de teias de aranha. Também fica na lista. O que não falta por aí são sítios onde se sirvam bebidas alcoólicas.