sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O que se passa em Paredes?




“Encontro facilmente qualquer coisa interessante na depravação”, comenta Simon Tanner, o personagem de Robert Walser, depois de ter beijado na boca o enfermeiro Heinrich. A mim sucede-me a mesma coisa (encontrar interesse na depravação, bem entendido, que não conheço o enfermeiro Heinrich de lado nenhum) e, por isso, ando muito curioso com o que se passa no concelho de Paredes, provavelmente o mais depravado do país.

Há meio ano atrás, Paredes foi notícia porque se descobriu que dois funcionários municipais daquela simpática localidade nortenha aproveitavam as instalações das piscinas paredenses para se entregarem a gostosas práticas sexuais, as quais eram filmadas para posterior divulgação e engrandecimento da terra. Incompreensivelmente, a autarquia não enxergou o alcance da iniciativa e decidiu castigar o arrojado casal.

Já no passado domingo, dia do senhor, vários habitantes da localidade depararam com um casal dentro de um automóvel, amando-se com certo desvario numa das mais movimentadas artérias da cidade. "Eles não se largavam. A rapariga estava sem camisola e o rapaz estava com as calças para baixo. Eu e outras pessoas passámos junto ao carro, mas eles não se importavam com ninguém", descreveu ao Diário de Notícias uma das testemunhas da ocorrência.

Simon Tanner considera também que, “com efeito, a depravação é muito instrutiva, permite uma visão profunda do mundo”. Deve ter sido algo parecido com isto o que pensou um morador do Largo José Barbosa, que até chamou a respectiva esposa para assistir ao ardor do casal amante. “Da janela da minha casa assistia-se a tudo", contou.

Houve, todavia, alguém que, não tendo o elevado sentido de instrução demonstrado por Tanner e por aquele vizinho, optou por chamar a polícia municipal ao local em vez de aproveitar para aprender alguma coisinha. Quando os agentes chegaram, meia-hora depois, o instrutivo casal, parece, ainda se achava em “flagrante delito”; com a boca na botija ou lá o que é.